Esta UFCD relacionada com as
características específicas dos serviços, nomeadamente, a simultaneidade entre produção e consumo, revelam cinco questões fundamentais na gestão das empresas de serviços:
características específicas dos serviços, nomeadamente, a simultaneidade entre produção e consumo, revelam cinco questões fundamentais na gestão das empresas de serviços:
- a necessidade de equilíbrio entre a oferta e a procura;
- a importância do pessoal em contacto;
- o relacionamento permanente com os clientes;
- a gestão do suporte físico;
- a comunicação.
Maria Helena
Neste módulo, de Qualidade e Satisfação nos Serviços aprendi que a satisfação dos clientes, no que respeita aos critérios do modelo Servqual, se traduz através de determinadas características: tangibilidade, confiabilidade, compreensão, segurança e empatia.
A qualidade dos serviços pode ser avaliada através das expectativas dos consumidores e as suas perceções.
Adelaide Carvalho
A UFCD de Marketing-Mix de Serviços tinha como objetivos identificar e analisar as diferentes variáveis do mix de serviços, com os seguintes conteúdos: promoção e educação, evidência física, preço e outros custos de serviço, a estratégia do desenvolvimento do mix de serviços e a implementação e controlo de planos operacionais.
Maria Helena
Marketing-Mix de Serviços aborda os quatro P´s do produto, mais os quatro dos serviços. Estes são compostos por pessoas, evidencia física, processo e o produto que está relacionado com o serviço. O serviço não é tangível, pode ser produzido e consumido em simultâneo e, em muitos casos, exige a presença do consumidor tendo este influência na sua produção.
Adelaide Carvalho
Na UFCD de Mercado Estudo e Análise aprendi a desenvolver o objetivo de planear e executar estudos de mercado e analisar os seus resultados. Foram abordados os seguintes conteúdos programáticos:
- Noção de Mercado
- Estudos de Mercado
- Definição de estudos de Mercado
- Âmbito de um estudo de Mercado
- Fontes de informação de um estudo de Mercado
A partir da matéria dada entendi que o mercado pode ser analisado de duas formas distintas, o mercado em sentido amplo e o mercado em sentido restrito. O mercado em sentido amplo refere-se a um grupo de pessoas individuais ou coletivas…
O mercado em sentido restrito corresponde ao volume de vendas de um determinado produto.
A pesquisa de mercado que fiz nesta UFCD foi sobre uma empresa de arte floral.
Adelaide Carvalho
Na UFCD de Mercado Estudo e Análise aprendi que existe o Mercado Real, o Mercado Potencial e o Mercado Total. O Mercado Real é o real volume de vendas de um produto, mercado Potencial é a estimativa de vendas que uma empresa quer atingir, o Mercado Total engloba os consumidores que consomem e que não consomem o produto.
Foi abordado o conceito de Análise do Mercado, que consiste num estudo de variáveis externas que podem influenciar as vendas da empresa. O conhecimento destes elementos é muito importante no momento de estabelecer os objetivos estratégicos e os planos estratégicos operacionais para os atingir.
Aprendi que uma análise de mercado deve ser efetuada numa perspetiva estática e dinâmica, identificando oportunidades que uma empresa possa aproveitar e ameaças que deva evitar.
Referente a esta matéria fiz uma pesquisa de mercado de uma empresa automóvel.
Aprendi que uma análise de mercado deve ser efetuada numa perspetiva estática e dinâmica, identificando oportunidades que uma empresa possa aproveitar e ameaças que deva evitar.
Referente a esta matéria fiz uma pesquisa de mercado de uma empresa automóvel.
Maria Helena
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