Plano de Marketing/ Gestão da Comunicação de Marketing





O Plano de Marketing é usado para segmentar mercados, identificar a posição do mercado, prever o tamanho do mercado e planear uma quota viável dentro de cada segmento de mercado.

Este implica:

- Efetuar pesquisa de mercado dentro e fora da empresa

- Analisar os pontos fortes e fracos da empresa




























A UFCD Plano de Marketing visou compreender os passos importantes de um plano interno e externo de uma empresa para criar um produto novo no mercado, ou inovar um que já exista. Este tem início antes de ser produzido e até à altura em que sai para o mercado. O plano de marketing implica fazer uma pesquisa de mercado, uma análise SWOT e o ciclo de vida do produto (Matriz BCG).
Este Plano não prescinde da análise dos 4 P´s:
- Produto vendido
- Preço do produto
- Promoção do produto
- Distribuição do produto
Estas são as quatro variáveis controláveis que permitem que uma empresa crie uma política  lucrativa.


Adelaide Carvalho
































Na UFCD de Gestão da Comunicação de Marketing, pude constatar que a comunicação é, sem sombra de dúvidas, um fator decisivo para delinear a imagem de um produto, das suas funções, informar da existência deste, da-lo a conhecer e aumentar a notoriedade da empresa. 
O objetivo de todos os meios de comunicar levados a cabo pela empresa, é chegar ao público em geral e não apenas à faixa etária alvo, uma vez que os restantes também podem ser condutores de informação.
A comunicação de marketing é apenas uma das componentes da comunicação global de uma empresa, através do produto, design e nome de marca.
Para que a comunicação do produto tenha o efeito desejado, é importante escolher os meios de comunicação que mais se adequam a ele.

Maria Helena














A UFCD de Gestão da Comunicação de Marketing consistiu em compreender que para divulgar um produto e atingirmos os objetivos traçados pela empresa , temos de dar a conhecer o produto ao público-alvo, para que este tenha conhecimento da sua existência no mercado.
Para abranger o maior número de potenciais consumidores, a empresa deve fazer uma comunicação em massa, pois sabemos que através desta forma de comunicação o nosso produto irá alcançar todo o público em geral.
Deste modo, obteríamos as informações necessárias, para sabermos quais os gostos e preferências do consumidor, cativando a sua atenção e a sua curiosidade.
É relevante fazer a comunicação do produto nos meios de comunicação que os potenciais consumidores utilizem.

Adelaide Carvalho






- Fazer previsões 
- Fixar objetivos de marketing
- Criar estratégias de marketing
- Definir programas
- Estabelecer orçamentos, rever os resultados e reexaminar os objectivos, estratégias ou programas.
Neste trabalho recolhemos informação necessária para elaborar um historial de vendas, sobre um produto que inovamos, este produto tratava-se de um creme rejuvenescedor YongForever, a quem estava direcionado, qual o número de clientes pretendíamos atingir a nível nacional e quem é a concorrência. Para tal fizemos um gráfico com valores em folhas de cálculo.
Este trabalho foi gratificante e útil, pois fiquei a saber quais os passos a seguir para o lançamento de um produto no mercado.

Maria Helena

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